Pular para o conteúdo principal

PROJETO MEIO AMBIENTE – TEMA : SUSTENTABILIDADE / GEO-PESQUISA : GARRAFAS PET: DA PRODUÇÃO AO DESCARTE / A GRANDE VILÃ DOS POLUENTES DO PLANETA : A GARRAFA PET / 1ª PARTE : ITENS A SEREM PESQUISADOS/ 2ª PARTE: ARTESANATO COM PET / 3ª PARTE : CONCLUSÃO E SENSIBILIZAÇÃO / 4ª PARTE : EXPOSIÇÃO DE RECICLAGEM DE GARRAFAS PET ( ARTESANATO) / 5ª PARTE : DIA DA COLETA DAS GARRAFAS PET / 6ª PARTE : DOAÇÃO DA COLETA PARA CATADORES




VISITE TAMBÉM ESTE SITE DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA
#SANTAAJUDAESTUDAR

PROJETO MEIO AMBIENTE – TEMA : SUSTENTABILIDA

  ASSUNTOGARRAFAS PET : DA PRODUÇÃO AO DESCARTE

-ELABORADO PELA PROFESSORA : MARIZETE CAJAIBA       

      EI PESSOAL, ATUALMENTE O PLANETA ESTÁ VIVENDO UM COLAPSO, POR NÃO SABERMOS USUFRUIR DOS BENS QUE ELE NOS OFERECE. UM DOS MALES DO SÉCULO É O USO DOS DESCARTÁVEIS. SÃO TONELADAS DE LIXO QUE FICARÃO NO PLANETA POR SÉCULOS.          A PRODUÇÃO DE LIXO VEM AUMENTANDO ASSUSTADORAMENTE EM TODO O PLANETA. VISANDO UMA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA ATUAL E PARA QUE HAJA CONDIÇÕES AMBIENTAIS FAVORÁVEIS À VIDA DAS FUTURAS GERAÇÕES, FAZ-SE NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL.
      DE TODO LIXO QUE PRODUZIMOS CERCA 20% É PLÁSTICO, QUASE TUDO VAI PARAR NOS ATERROS E ESSE É UM GRANDE PROBLEMA PARA O MEIO AMBIENTE. ALGUNS ESPECIALISTAS DIZEM QUE O PLÁSTICO NÃO SE DECOMPÕE OU QUE PODE LEVAR CERCA DE 400 ANOS PARA QUE A NATUREZA CONSIGA ELIMINAR TODO MATERIAL. POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE DAR UMA DESTINAÇÃO CORRETA A GARRAFA PET PODE CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO O MEIO AMBIENTE .
VAMOS PESQUISAR SOBRE ALGO MUITO IMPORTANTE, NA VERDADE UMA GRANDE VILÃ DOS POLUENTES DO PLANETA : A GARRAFA PET .
___________________________________________________________________________________
GEO-PESQUISA -  ASSUNTO   “ GARRAFAS PET : DA PRODUÇÃO AO DESCARTE" – 
 EM GRUPO DE ATÉ ___________ ALUNOS ( OU INDIVIDUAL)    VALOR : _______________PONTOS
 – DATA PARA ENTREGAR:   _____ DE _____________________ 

1ª PARTE : ITENS A SEREM PESQUISADOS:

1)         Informações gerais sobre a garrafa pet :  significado a sigla PET/ TIPOS DE EMBALAGENS PET /  quando começou a ser utilizada,TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO  etc
2)         IMPACTOS AMBIENTAIS DAS EMBALAGENS PET
3)         Importância  da reciclagem  da PET para o meio ambiente / Benefícios Sociais/ Benefícios Econômicos
4)          processo de  reciclagem da garrafas PET : a reciclagem primária, reciclagem secundária, reciclagem terciária
5)         NOVOS PRODUTOS” INDUSTRIALIZADOS” GERADOS A PARTIR DA RECICLAGEM DAS  GARRAFAS PET / ILUSTAR
6)         Alternativas para reduzir os impactos socioambientais do descarte de garrafas PET.I (LUSTRAR)

2ª PARTE:     ARTESANATO COM PET  -: A GEOPESQUISA DEVERÁ CONTER O PASSO A PASSO ILUSTRADO  DE PRODUTOS GERADOS A  PARTIR DO ARTESANATO  COM A GARRAFA PET  -   ( pesquise na internet)

3ª PARTE : CONCLUSÃO E SENSIBILIZAÇÃO
DISCUTA COM O  GRUPO E RESPONDA :
VOCÊS JÁ CONHECIAM O TEMA ? VOCÊS TINHAM CONSCIÊNCIA DOS PROBLEMAS CAUSADOS PELAS garrafas de  PLÁSTICOS ?  O QUE VOCÊS ACHARAM DAS INFORMAÇÕES ? QUAL DEVERÁ SER A ATITUDE DE VOCÊS A PARTIR DESTA GEO-PESQUISA?
 - CRIEM FRASES  SOBRE  O DESTINO CORRETO  PARA  AS GARRAFAS PET.

4ª PARTE  : EXPOSIÇÃO DE  RECICLAGEM DE GARRAFAS PET ( ARTESANATO)

Os alunos trarão todo material pronto  PARA A EXPOSIÇÃO NA ESCOLA NA DATA PREVISTA .
OBS: TODOS OS ARTESANATOS DEVERÃO VIR ACOMPANHADOS DE UM MANUAL COM O PASSO A PASSO (SE POSSÍVEL PARA FICAR EXPOSTO PRÓXIMO AO ARTESANATO). 
CADA GRUPO DEVERÁ TRAZER O MÁXIMO POSSÍVEL DE ARTESANATO.

5ª PARTE : DIA DA COLETA DAS GARRAFAS PET

CADA ALUNO DO GRUPO DEVERÁ TRAZER NO MÍNIMO 20 GARRAFAS PET DE 2 LITROS., QUE DEVERÁ SER COLOCADA EM SACO DE LIXO.
OBS: ESSA COLETA PODERÁ SER EFETUADA POR PROFESSORES DE OUTROS CONTEÚDOS E PODERÁ VALORIZAR A DOAÇÃO DO ALUNO COM PONTO EM ATITUDINAL OU PONTO BÔNUS POR CONTEÚDO  PARA CADA 20 GARRAFAS DOADAS.

6ª PARTE : DOAÇÃO DA COLETA PARA CATADORES 

A ESCOLA DISPONIBIZARÁ A COLETA PARA CATADORES DE PRODUTOS RECICLÁVEIS, OS QUAIS VIRÃO ATÉ A ESCOLA COM SEUS CARRINHOS DE COLETA .
___________________________________________________________________________________
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA: COMO ELABORAR

-PODE SER DIGITADA  OU MANUSCRITA
-FAÇA A GEO-PESQUISA NA ORDEM DETERMINADA
-ILUSTRAÇÃO É IMPORTANTE
-O GRUPO DIVIDIRÁ AS TAREFAS (CADA INTEGRANTE DO GRUPO FICARÁ ENCARREGADO DE UMA OU MAIS TAREFAS)
-O aluno que prejudicar o grupo, deixando de trazer o material necessário, terá pontos desconsiderados individualmente.
-Todos o os integrantes do grupo devem zelar pelo bom desempenho do trabalho.
-A GEO-PESQUISA SERÁ  DESCONSIDERADA ,  CASO  SEJA COMPROVADA A CÓPIA PARCIAL OU TOTAL DE TRABALHOS DE OUTROS GRUPOS .
-OBS :  NÃO HAVERÁ NECESSIDADE DE  ENCONTROS FORA DE CASA  PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO
- MOBILIZE O MÁXIMO DE PESSOAS DA SUA FAMÍLIA E COMUNIDADE PARA ARRECADAR AS GARRAFAS PET.
-MOSTRE A GEO-PESQUISA  OU FALE COM OS FAMILIARES E AMIGOS SOBRE OS PROBLEMAS GERADOS AO MEIO AMBIENTE PELO DESCARTE INCORRETO DA GARRAFA PET.
( verificação do andamento do trabalho, troca de informações sobre os assuntos pesquisados poderão ser feitos na sala de aula, ou por telefone , e-mail , MSN , facebook ou WhatsApp / sempre com consentimento ou conhecimento dos pais).
- Em caso de dúvida peça orientação ao seu ( sua)   professor (a)
- GEO-PESQUISA DEVERÁ SEGUIR OS CRITÉRIOS SUGERIDOS

ONDE PESQUISAR : EM SITES DE BUSCA  COMO:
http://www.revistameioambiente.com.br/2007/11/15/brasil-descarta-53-de-garrafas-pet-na-natureza/
http://www.abipet.org.br/index.html /     http://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem
http://hypescience.com/reciclagem-garrafas-pet/    http://www.marcelosilva.com.br/
http://www.aguanajarra.com.br/nossa-causa
http://sustenpet.blogspot.com.br/2012/07/a-importancia-da-reciclagem-da-garrafa.html



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO