Pular para o conteúdo principal

MÉTODOS PARA DAR AULAS COM SUCESSO / TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO - PARA QUEM E PARA QUE?!




TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO        PARA QUEM E PARA QUE?!
                                                                     POR MARIZETE CAJAÍBA


 Saber transmitir uma ideia de forma adequada ao receptor e ao ambiente que se encontra É MUITO IMPORTANTE.
A forma correta de influenciar o aluno,  é saber “ quem é ele” – OU SEJA A FAIXA ETÁRIA E SUAS CARACTERÍSTICAS .
Bom mesmo é ler sobre a idade do seu alunado, crianças ou adolescentes, tem suas fases, suas características, saiba cada uma delas – estude a faixa etária para a qual você leciona – entre no mundinho deles – saiba o que curtem, quais as músicas, quais os filmes, ídolos, “gírias”, compre revistas que eles curtem, faça parte de suas redes sociais – assim será mais fácil entendê-los e não condená-los diante de uma determinada  atitude que para aquela criança ou adolescente é comum  
Quase tudo que queremos depende, em diferentes níveis, da atitude de outra pessoa – depende do grau de sintonia –
Muitos são aqueles que sabem  a Geografia, a Matemática, a Ciências ... mas, o mais importante não sabem : LIDAR COM A CRIANÇADA.
O professor ao entrar numa sala de aula : ou  ele encontra uma galera pronta para contra atacar ou ele vai ter que aplicar métodos para se aproximar dos baixinhos , se não for assim cada minuto da aula será uma tortura tanto para o professor, quanto para o aluno.
O segredo é saber expressar para os alunos  segurança.
É mostrar de maneira clara suas metas, seus objetivos, o que você espera construir com eles durante o ano letivo .
 Aplicando corretamente estes princípios, é possível engajar os alunos ao seu modelo particular  de aula , ao seu tipo de personalidade como educador e conduzir todos a buscarem o mesmo objetivo, reduzindo obstáculos e resistências.

TEM LOGO  ABAIXO ALGUMAS  METODOLOGIAS BASEADAS EM EXPERIÊNCIA PRÓPRIA  QUE
 DÃO CERTO :
CRIE UM OBSERVATÓRIO NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA : na primeira semana , nunca comece diretamente  com conteúdos específicos da matéria : deixe que o aluno o conheça, e conheça-os  através de dinâmicas bem aplicadas e bem conduzidas – estará criando aí um grande observatório logo de início, para perceber : os alunos mais agitados, os mais solícitos, os mais participativos, os mais tímidos, e os que nada querem, etc
CONVIVÊNCIA HARMONIOSA :
O profissional precisa construir uma imagem de pessoa agradável, que cumprimenta, que dá “bom dia”, e que convive com seus alunos de maneira harmoniosa, que se importa com coisas do seu dia a dia.
TÁTICA DO ARGUMENTO. É transmitir uma informação construindo, ao mesmo tempo, um raciocínio com vantagens e consequências positivas para o aluno .
Durante as aulas, tente trazer o assunto para a atualidade ou realidade do aluno, dê exemplos utilizando o nome deles, acontecimentos da atualidade nomes do momento, etc
CONHEÇA SEUS ALUNOS : há alunos que você poderá utilizar como parceiros na sala de aula : parceiros para dividir conhecimento, parceiros para dividir a alegria, parceiros para ajudar na disciplina e assim por diante – entenda o tipo de personalidade  (  para isso caro amigo professor você deverá entender sobre inteligência emocional e neurolinguística – mãos a obra amigo) e dê o “bote” – ou seja ganhe seus alunos sem nunca precisar desafiá-los, gritar ou chamar a direção ou pais)
CUIDADO COM O SEU TOM DE VOZ : QUANTO MAIS VOCÊ GRITAR NO MEIO DA BAGUNÇA – MENOS ELES VÃO TE VALORIZAR OU TE OUVIR. JAMAIS GRITE. Uma boa técnica que uso é chamar pelo nome um por um que faz parte da indisciplina do momento. UMA BOA TÈCNICA é criar um cantinho especial na próximo à sua mesa – sempre que há um  ou dois alunos atrapalhando insistentemente – traga-os para perto da sua mesa – diga que você os quer bem pertinho de você ....
RECIPROCIDADE:   GENTILEZA GERA GENTILEZA – PRECISA DIZER ALGO MAIS ?! A sua postura desde o início irá influencia a simpatia da turma com você . Não há necessidade de se impor quando você é esperado pelo alunos na porta da sala, quando os recebe bem, há reciprocidade – DEIXE TODOS OS SEUS PROBLEMA ANTES DE ENTRAR NA ESCOLA – Quando não der ... vai ser difícil segurar a turma ... sua emoção pode ficar a flor da pele e isso pode ter um desfecho negativo de intolerância por uma mínima atitude do aluno .
SEJA SOLÍCITO : MOSTRE O QUANTO DESEJA QUE SEUS ALUNOS APRENDAM ... Ei, mas não precisa falar isso para eles – NÃO PRECISA FAZER COMO OS FARISEUS -  mostre-os com suas atitudes , com aulas prazerosas e bem preparadas – com mais qualidade.

UTILIZE O TEDIÔMETRO: melhor dizendo – o “desconfiômetro” ele serve para medir se sua aula está entediante, massante, chata, difícil de engolir ... perceba pelas atitudes dos alunos – lance mão de um comentário que nada tem a ver com o que você está dizendo ...(serve para acordar a galera), saia para beber uma água, e reveja um novo jeito para aplicar aquele conteúdo.
( OMELHOR JEITO DE REVER OQUE ESTÁ ACONTECENDO ESTÁ NO PRÓXIMO ÍTEM)
 PRATIQUE A EMPATIA : COMO SERIA VOCÊ ASSISTINDO SUA PRÓPRIA AULA POR LONGOS 50 MINUTOS?! Particularmente, quanto noto que está havendo monotonia, que a aula está dando sono – faço algo para despertá-los ou mudo a estratégia que preparei achando que seria “beleza”.
TRAGA O ASSUNTO PARA O NÍVEL DO ALUNO – Quantas vezes ao preparar aulas, nos deparamos com um conteúdo realmente “chato” até mesmo para preparar a aula – então pesquise mais, traga atrativos, curiosidades – seja sincero – diga que aquele assunto – é um pouco chato – mas é importante que eles saibam, por isso vai precisar da compreensão deles – pois não será fácil passar para eles aquela matéria.
Insira curiosidades, traga figuras, etc
ORATÓRIAMANEJAR BEM A PALAVRA.
 Antes de mais nada, é importante dizer que, um bom professor é essencialmente um bom orador.  Alguém que consciente ou inconscientemente, faz uso de técnicas de oratória em suas aulas.
(      )  VERDADE      (  x  ) MENTIRA
É impressionante como alguns professores , conseguem articular bem suas aulas e manter a classe prestando atenção por mais de 20 minutos seguidos de sua fala durante a explicação da matéria,  sem nunca terem estudado oratória. Todos já ouviram dizer que  “alguém que possui o dom da palavra” – pois então , nem sempre é assim .

 E O QUE É O DOM DA PALAVRA ?
Penso que todos nós possuímos um talento inato. Este dom quando descoberto, exercitado e bem aproveitado,  gerará frutos abundantes.
 Poetas, escrevem e encantam corações. Músicos, enchem de alegria qualquer lugar.
Dançarinos arrancam aplausos das platéias, palhaços arrancam gargalhadas.
 Os artistas podem fazem chorar , mas o bom orador, pode fazer tudo isso, com o poder da palavra.

NO ENTANTO, RECONHECEMOS QUE NEM TODOS OS PROFESSORES TEM O “DOM DA PALAVRA” - é necessário dizer que este precisa ser bem orientado. Há uma metodologia para conduzir bem um assunto para um determinado público , por é necessário Trabalhar o  aprimoramento de  fala , isso depende de investimentos que incluem estudos, treinamento, esforço, auto-conhecimento, objetividade e até mesmo  temos na internet dezenas de cursos de oratória – que tal olhadinha?

SEGURANÇA DURANTE AS AULAS. Uma aula bem preparada, com bons argumentos, com métodos traçados -  trará mais segurança ao professor – e o aluno percebe a sua segurança -  isso melhora a  auto-estima e conduz o professor a se preparar cada vez mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO