Pular para o conteúdo principal

SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA DE GEOGRAFIA - 8º ANO / TEMA : AMÉRICA DO NORTE : ESTADOS UNIDOS/ CANADÁ E MÉXICO / COM GABARITO / FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ



VISITE TAMBÉM ESTE SITE  DA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA

http://www.santaajudatecnicasdeestudo.com.br/home

#SANTAAJUDAESTUDAR


SUGESTÃO PARA QUESTÕES DE PROVA
GABARITO:  RESPOSTAS CORRETAS EM VERMELHO

QUESTÕES ELABORADAS POR MARIZETE CAJAIBA - FONTE: TEXTOS DO LIVRO GEOGRAFIA 8º ANO - PROJETO ARARIBÁ


UNIDADE 5 - TEMA 1: ESTADOS UNIDOS – TERRITÓRIO E POPULAÇÃO


1) Entre a colônias inglesas na América do Norte houve diferenças nos processos de colonização e nas relações que os colonos mantinham com a Inglaterra . Desta forma vocês estudaram que  houve uma diferenciação no processo de colonização entre o “norte ” da costa leste com   “o sul” dos Estados Unidos.
DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS CITADAS NA COLUNA ABAIXO, VOCÊ DEVERÁ NUMERÁ-LA
                             
                 ( 1 ) COLÔNIAS DO SUL          ( 2 ) COLÔNIAS DO NORTE E CENTRO
(     ) As relações com a Inglaterra eram de dependência, pois a maioria dos produtos destinava-se a abastecer o mercado inglês.
(     ) Estabeleceram-se colônias de povoamento baseadas em pequenas e médias propriedades agrícolas policultoras .
(     ) O objetivo dos colonos era criar uma nova pátria na América.
(     ) Prevaleceu o trabalho escravo e a produção era voltada para o mercado externo.
(     ) Prevaleceu o trabalho livre e assalariado ( pago) e produção era voltada para o mercado interno;
(     ) Estabeleceram-se colônias de exploração, baseadas nas grandes propriedades agrícolas monocultoras.
ASSINALE A OPÇÃO QUE PREENCHE CORRETAMENTE A COLUNA ACIMA:
(   A  ) 1 , 2, 2, 1 , 2, 1     
(   B  ) 2 , 2, 1, 2 , 1, 2           
(   C  ) 2, 1, 1, 2 , 1 ,2

2)               Após a independência a população partiu  para A CONQUISTA DO OESTE DOS ESTADOS UNIDOS . Nesta conquista houve alguns  fatos interessantes que são citados abaixo.  

ENTRE OS FATOS CITADOS  HÁ APENAS UM FALSO, ASSINALE-O 

 ( A  ) Segundo a doutrina do “Destino Manifesto”, os estadunidenses haviam sido escolhidos por Deus para se apropriar das terras situadas entre o Atlântico e o Pacífico.
 (   B ) A expansão para o oeste se caracterizou pela compra de terras, por tratados com a Inglaterra e guerras com o Canadá _ principal prejudicado, que acabou perdendo grandes extensões de suas terras. ( México)
(    C ) Esta conquista contou com a participação de muitos imigrantes europeus, pois o governo lhes garantia posse definitiva de uma propriedade agrícola .

3)  Consolidada a conquista do oeste e os contornos do atual território, os Estados Unidos intensificaram a SUA  POLÍTICA DE EXPANSÃO EXTERNA, com o intuito de ampliar sua influência sobre outras regiões.
SOBRE A EXPANSÃO EXTERNA   DOS ESTADOS UNIDOS ASSINALE APENAS  A AFIRMATIVA CORRETA:
 (   A  ) Desde 1823, o país já manifestava interesse em dominar o continente americano. Esse objetivo baseava-se na doutrina do “Destino Manifesto”, segundo a qual os estadunidenses haviam sido escolhidos por Deus para se apropriar das terras situadas entre o Atlântico e o Pacífico.
(   B  ) Desde 1823, o país já manifestava interesse em dominar o continente americano. Esse objetivo baseava-se  na “Doutrina Monroe”,segundo a qual os estadunidenses haviam sido escolhidos por Deus para se apropriar das terras situadas entre o Atlântico e o Pacífico.
(  C   ) Desde 1823, o país já manifestava interesse em dominar o continente americano. Esse objetivo baseava-se  na “Doutrina Monroe”,segundo a qual o governo estadunidense deixava claro aos países europeus que qualquer tentativa de recolonizar a América, após a independência das colônias, seria considerada uma ofensa aos Estados Unidos.



 
4)  Os Estados Unidos representam grande força econômica, política , militar e cultural da atualidade. È o segundo maior país do continente americano e tem também a maior população. Logo abaixo, temos mais características dos Estados Unidos. ASSINALE ( V ) PARA AS VERDADEIRAS OU ( F ) PARA AS FALSAS:

 (      ) Os Estados Unidos da América originaram-se de 13 colônias britânicas estabelecidas na costa atlântica da América do Norte .

(      ) É formado por 50 Estados, sendo que dois estados são extra-territoriais : O Havaí e Alasca , ou seja, estão localizados distantes do território contínuo do país.
(      ) Ao todo os   Estados Unidos possuem 52 estados , sendo que o  Alasca e  Havaí são estados localizados distantes do território contínuo do país.
(      ) A capital dos Estados Unidos é Nova York, esta cidade é o centro de decisões mais importante do mundo.
(      )   A capital dos Estados Unidos é Washington, esta cidade é o centro de decisões mais importante do mundo.
ATENÇÃO : A OPÇÃO QUE PREENCHE CORRETAMENTE A COLUNA DE ( V ) OU ( F ) É :

( A )  V, F, V, F, V                  (  B )   F, V, F, F V              (   C )   V, V, F, F, V

5) OS ESTADOS UNIDOS JÁ CONTA COM 315,8 MILHÕES DE HABITANTES. A POPULAÇÃO AMERICANA está distribuída  de forma bastante irregular. Quanto a este aspecto , ASSINALE   APENAS A AFIRMATIVA FALSA :
(  A   ) A maior parte das pessoas se concentra nas regiões de ocupação mais antiga e de maior desenvolvimento urbano e industrial, na região dos Grandes Lagos, junto à costa oeste do país, voltada para o Pacífico.
(   B  ) Seatle, São Francisco e Los Angeles têm as maiores concentrações populacionais da costa oeste do país, voltada para o Pacífico.
(  C  ) No leste , voltado para o Atlântico, estão as áreas de maior densidade demográfica, destacando-se  a região compreendida entre as cidades de Boston, Nova York e Washington, que formam a megalópole Bos-Wash.

QUESTÕES : TEMA  2 – ESTADOS UNIDOS : POTÊNCIA ECONÔMICA E MILITAR

PARA COMPREENDER MELHOR A ECONOMIA ESTADUNIDENSE, COSTUMA-SE DIVIDIR O TERRITÓRIO EM CINCO REGIÕES GEOECONÔMICAS, NAS QUAIS SE ENCONTRAM OS BELTS ( CINTURÕES) .
NAS PRÓXIMAS QUESTÕES( 18,19,20 E 21) VOCÊ DEVERÁ ASSINALAR A AFIRMATIVA QUE CARACTERIZA CADA  REGIÃO GEOECONÔMICA :


1) ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA QUE CARACTERIZA A REGIÃO GEOECONÔMICA DO 
NORDESTE DOS ESTADOS UNIDOS:

(  a ) essa região de industrialização antiga e tradicional, é conhecida como manufacturing belt (cinturão industrial) devido à grande concentração de fábricas
(  b )  nessa região, além de desenvolver a fruticultura irrigada e a extração de petróleo, a região detém um importante parque industrial, conhecido como Vale do Silício.
(  c ) essa região é considerada o celeiro agrícola dos Estados Unidos, com destaque para a produção de trigo e milho.


2)  ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA QUE CARACTERIZA  AS  PLANÍCIES CENTRAIS:

( a ) Concentra as maiores rendas dos Estados Unidos e abriga os centros financeiros de decisão política e econômica ( Washington e nova York).
( b )  Aí desenvolve-se a fruticultura, fruit belt (cinturão da fruticultura)  com destaque para a produção de laranja na Flórida.
(  c ) Essa região é considerada o celeiro agrícola dos Estados Unidos, com destaque para a produção de trigo (wheat bel ) e milho ( Corn belt) .

3)  ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA QUE CARACTERIZA  O SUL :

( a  ) Nessa região, a agricultura é altamente mecanizada e emprega pouca mão-de-obra.
(  b )  Desenvolve-se a fruticultura, fruit belt (cinturão da fruticultura)  com destaque para a produção de laranja na Flórida, também há grandes plantações de arroz, tabaco e cana-de-açúcar.
( c  ) nessa região destacam-se a pecuária bovina de corte, cultivo irrigado de frutas e hortaliças e a extração de minérios.

4) ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA QUE CARACTERIZA  A COSTA DO PACÍFICO  :

(  a )  Nessa região, além de desenvolver a fruticultura irrigada e a extração de petróleo, a região detém um importante parque industrial, conhecido como Vale do Silício, onde estão as indústrias de alta tecnologia.
( b )  Nessa região, a agricultura é altamente mecanizada e emprega pouca mão-de-obra.
( c ) Entre os recursos naturais, há o petróleo, explorado principalmente no estado do Texas.

5)              O mais surpreendente ataque terrorista dos últimos tempos foi ocorrido em 11 de setembro de 2001, quando dois símbolos dos Estados Unidos – o World Trade Center e o Pentágono – foram atingidos por aviões de passageiros ( acima de qualquer suspeita) pilotados por terroristas suicidas. Depois disso, o país nunca mais foi o mesmo. A população vive aterrorizada, na eminência de um novo ato terrorista.   
SOBRE O TERRORISMO CONTRA OS ESTADOS UNIDOS ASSINALE A AFIRMATIVA  FALSA :

(  a  ) Muitas pessoas ou organizações extremistas, em países ou regiões que são influenciados pelos Estados Unidos,  ou possuem tropas americanas em seu território, procuram no terrorismo uma saída para resistir ao domínio da superpotência mundial.
 (  b   ) O terrorismo contra os Estados Unidos deve ser visto como uma prática inaceitável, na medida em que atinge pessoas indefesas ou inocentes. Porém,  são condenáveis e desrespeitosas ,  muitas ações desse país , pois ignoram os valores de outras sociedades.
(   c  ) O terrorismo contra os Estados Unidos deve ser visto como uma prática aceitável, pois muitas ações do país no cenário mundial são condenáveis.

QUESTÕES -  UNIDADE 5  _ TEMA 3  “ CANADÁ: O MAIOR PAÍS DA AMÉRICA”

1) Diante das características gerais do clima e suas adversidades no Canadá, ASSINALE APENAS A OPÇÃO FALSA: 

 (   a ) A maior concentração populacional do Canadá encontra-se ao longo da sua fronteira com os Estados Unidos, onde o clima é mais favorável à fixação humana.

(  b  ) A maior concentração populacional do Canadá  encontra-se ao norte do país, onde ocorrem os climas mais favoráveis à fixação humana., como conseqüência , essa é a área mais desenvolvida do ponto de vista econômico e mais densamente povoada.
(   c  ) Seus 34,7 milhões de habitantes( dados atualizados) distribuem-se irregularmente pelo seu imenso território , sobretudo por causa das condições climáticas.

2) Sobre o idioma no Canadá, ASSINALE A AFIRMATIVA VERDADEIRA :

(   a ) A maior parte da população canadense fala o idioma francês, o inglês predomina apenas na Província de Quebec.
(   b  ) Quase 70% da população só fala a língua inglesa e apenas na Província de Quebec a maioria população se expressa na língua francesa
(  c   ) Devido ao  predomínio de canadenses de origem inglesa e francesa , a maioria dos canadenses se expressa nos dois idiomas.
                                  
 QUESTÕES : TEMA  4 – México

3)  Sobre os dados gerais do México ,  ASSINALE ( V ) PARAS AS VERDADEIRAS OU ( F ) PARA AS FALSAS :

(      ) A população mexicana, com cerca de 116,1 milhões de habitantes ( dados atualizados)é formada predominantemente( por uma maioria)  por descendentes de espanhóis.
(      ) É um dos dez países que mais recebem turistas no mundo.
(      )O petróleo é o principal produto de exportação e o turismo apresenta-se como uma importante fonte de renda para o país.
(      ) A população mexicana é formada predominantemente ( por uma maioria) pela miscigenação ( mistura) entre ameríndios(nativos)  e colonizadores espanhóis.

(      ) O território mexicano é pouco favorável  à agropecuária. A ocorrência de montanhas e climas áridos diminui a disponibilidade de áreas cultiváveis. Dessa forma ,grande parte da produção agropecuária concentra-se no Planalto do México , onde as temperaturas são amenas, as chuvas regulares e os solos férteis.
ATENÇÃO : A OPÇÃO QUE PREENCHE CORRETAMENTE A COLUNA DE ( V ) OU ( F ) É :

( A )  F, V,V, V , V                  (  B )  V, V, V, F, F               (   C )   V, V, F, F, V
                                                                   
4)   A industrialização mexicana tem algumas características marcantes. Uma delas é a dependência em relação ao vizinho rico, os Estados Unidos.
NAS AFIRMATIVAS ABAIXO, ASSINALE APENAS A AFIRMATIVA FALSA:
 (   A  ) Uma característica marcante da atividade industrial mexicana é a crescente participação das chamadas indústrias “maquilladoras”, situadas na zona franca, elas recebem peças fabricadas nos Estados Unidos e apenas montam o produto final no México, que depois retornam aos Estados Unidos a preços baixos.
(  B  ) As peças montadas nas indústrias  “maquilladoras” retornam aos Estados Unidos. Essas indústrias chegam a responder por quase metade das exportações de produtos de beleza e colocam o México como o principal exportador desse tipo de produto na América Latina.
(   C   ) As empresas transnacionais, sobretudo, dos Estados Unidos, passaram a dominar o parque industrial mexicano.

5)             Em decorrência dos baixos salários e da concentração de terras, vários trabalhadores rurais mexicanos migram para os Estados Unidos com o intuito de trabalhar nas safras agrícolas. Alguns trabalhadores realizam uma migração para o país vizinho apenas durante a época da colheita, por exemplo, e regressam com o término do trabalho.
 ASSINALE A OPÇÃO CORRETA que responde respectivamente (na seqüência) a seguinte questão :
QUE DENOMINAÇÃO É DADA A ESSE TIPO DE MIGRAÇÃO E COMO SÃO CHAMADOS ESSES TRABALHADORES?
(   A  ) migração de transferência / trabalhadores
(  B   ) migração de transumância / braceros
(  C  ) migração temporária / ilegais                                      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

dinâmica : ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma e descontração dos alunos

                       ENTREVISTA MUSICAL Objetivo : integração da turma  e descontração dos alunos Como fazer : A PROFESSORA FARÁ AS PERGUNTAS E OS ALUNOS RESPONDERÃO CANTANDO. Porém primeiramente forme pequenos grupos  com os colegas e leiam a entrevista, façam um rápido ensaio com o grupo  para relembrar as músicas que serão cantadas. Mas atenção peça para que os alunos cantem  num tom baixo para não atrapalhar. Ao sinal da professora , todos farão silêncio para o início da entrevista.   Obs : na hora de responder a sala toda cantará e não apenas um grupo. 1       1)      Vivemos em grupo , lidamos com pessoas o tempo todo, sabemos que há uma receita para vivermos em harmonia, vocês sabem qual é ? “E preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há ... ( Legião Urbana ) 2) Já pensou, se não tivéssemos amigos ? Como seria  se você não tivesse um amigo ? “Avião sem a

- TEXTO PARA TRABALHAR VALORES HUMANOS - ARRUMANDO A MALA - Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando.

ARRUMANDO A MALA Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando, porque   existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho e vai acumulando. A um determinado ponto do caminho, começa a ficar insuportável carregar  tantas coisas,  a bagagem pesa demais, então , você terá que  escolher. .. Pode escolher ficar  esperando que alguém  lhe ajude, mas não se esqueça, todos já carregam a sua própria bagagem talvez tão pesada quanto  a sua.Você pode escolher seguir adiante com todo o peso na bagagem ... mas não vai ser fácil. Mas , você também pode escolher  aliviar o peso, tirando da mala aquilo que mais está pesando.  MAS O QUE TIRAR? PARA ISSO TERÁ QUE  ARRUMAR NOVAMENTE A MALA ...  VEJA O QUE TEM DENTRO: DE REPENTE, ENCONTRA ALGO PESADO. VOCÊ FAZ FORÇA PARA TIRAR ...  É A RAIVA, E  COMO ELA PESA! AÍ, VOCÊ COMEÇA A TIRAR MAIS COISAS  QUE SÃO MUITO PESADAS DE SE CARREGAR :   INC

motivação para alunos : texto - FAÇA ACONTECER - O VENCEDOR É O QUE TEM A DETERMINAÇÃO DE VENCER.O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto.

MEU   PROPÓSITO   DE   VIDA Fazendo acontecer ... Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.  Você possui o necessário para atingir a grandiosidade em tudo que você quiser. Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias . Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. MAS É VOCÊ QUEM DEVE FAZÊ-LO ACONTECER, E É QUEM TEM QUE ASSUMIR O COMPROMISSO , FAZENDO  O QUE FO